Ditadura nunca mais

No dia 21 de março, Beth Costa e Jorge Folena entrevistaram Denize Goular, filha de Jango, ex-presidente do Brasil, que sofreu o golpe de estado em 1º de abril de 1964. O bate-papo do Soberania em Debate trouxe como tema “A utopia cassada”.

João Goulart, carinhosamente conhecido como Jango, foi uma figura simbólica da política brasileira, cujos sonhos e aspirações foram interrompidos por acontecimentos históricos turbulentos. Como presidente do Brasil durante um período conturbado da nossa história, Jango tinha visões grandiosas para o país, mas muitas delas foram frustradas pelo cenário político da época.

Entre os sonhos que Jango almejava, tinha destaque a incansável luta pela justiça social e pela redução das desigualdades no Brasil. Ele acreditava muito na necessidade de promover reformas estruturais para beneficiar os trabalhadores e as camadas mais vulneráveis da sociedade. Seu projeto de Reformas de Base tinha como objetivo modernizar o país e promover uma distribuição igualitária da riqueza, através de medidas como a reforma agrária, a nacionalização de empresas estrangeiras e a democratização do ensino.

Por conta disso, mesmo sendo um homem de diálogo, até com a direita, foi visto como traidor pelas elites, por conta do projeto de reforma agrária.

Para a filha de João Goular, o grande legado do pai foi a defesa pela democracia, e a defesa pelas reformas estruturais de base, que ele tanto sonhou, mas que não foram realizados. O país poderia ser mais desenvolvido para todos, se os planos de Jango tivessem se tornado realidade.

Apesar das adversidades, João Goulart conseguiu realizar um dos seus maiores sonhos durante o seu governo: a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que definiu as bases da educação brasileira e promoveu avanços importantes no sistema educacional do país.

Denize finaliza a entrevista fazendo um convite, “que todas e todos reflitam sobre o passado, sobre o presente e sobre a importância da nossa democracia. Não se pode achar que só porque acabou a ditadura, está tudo certo. Não, não está! Que nós possamos aperfeiçoar, defender e melhorar a democracia dia a dia”.

Soberania em Debate

O programa Soberania em Debate, projeto do SOS Brasil Soberano, do Sindicato dos Engenheiros no Rio de Janeiro (Senge RJ), é transmitido ao vivo pelo YouTube, todas as quintas-feiras, às 16h. A apresentação é da jornalista Beth Costa e do cientista social e advogado Jorge Folena, com assessorias técnica e de imprensa de Felipe Varanda e Lidia Pena, respectivamente. Design e mídias sociais são de Ana Terra. O programa também pode ser assistido pela TVT aos sábados, às 17h e à meia noite de domingo.

Texto: Nice Lira
Foto: Arquivo Nacional

Você pode gostar...