SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

Como a inteligência institucional opera no Brasil

SOBERANIA EM DEBATE

Como a inteligência institucional opera no Brasil

Quinta-feira, 5 de dezembro, 16h

Segue a repercussão do golpe que foi tramado em detalhes, incluindo o assassinato do Presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do STF Alexandre de Moraes. Não fossem talvez algumas doses de covardia e amadorismo, poderíamos ter vivido uma tragédia cujas consequências nem conseguimos imaginar.

Como apurou a Polícia Federal, desde o 8 de janeiro, “as ações operacionais tomadas no pós-eleições tiveram como finalidade viabilizar o Golpe de Estado, na tentativa de impedir a posse do governo legitimamente eleito e restringir o livre exercício do Poder Judiciário brasileiro”. Mas, somente no dia 19 de novembro foi deflagrada a operação que prendeu cinco pessoas, sendo quatro militares, envolvidas diretamente com a tentativa de matar Lula, Alckmin e Moraes.

Por que não muda a formação dos militares no país? Como opera a inteligência institucional no Brasil?  Para responder a essas e outras perguntas, o convidado da semana é o repórter da Agência Pública, Caio de Freitas Paes. Ele é especialista na cobertura de assuntos militares, cobriu a tentativa de golpe e tem investigado o uso de softwares de espionagem pelas forças de inteligência.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano em parceria com o Canal do Conde.

Debatedor:

Caio de Freitas Paes – Formado em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).  Cobre as áreas de defesa e socioambiental, com experiência em conflitos fundiários na Amazônia e Cerrado, agronegócio, Forças Armadas, mineração e violações contra povos tradicionais. Repórter da Agência Pública desde 2021, já colaborou com BBC Brasil, De Olho nos Ruralistas, Mongabay, O Globo e The Intercept Brasil, entre outros. Recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista

Jorge Folena – Advogado