SOBERANIA EM DEBATE
A RESISTÊNCIA CULTURAL NAS COMUNIDADES
Sexta-feira, 24 de setembro, às 17H
A palavra de ordem é resistir. O desmonte que o trágico governo federal promove no país atinge brutalmente a Educação e a Cultura. Mas há um foco de resistência importantíssimo nessa luta: os movimentos culturais das comunidades. Aqui no Rio de Janeiro, o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré – CEASM, organização não governamental, é um bonito exemplo. Fundado em 1997 por um grupo de moradores locais, o CEASM atua no sentido de constituir memórias coletivas em torno do bairro.
“Esses moradores que alcançaram formação universitária e estabilidade profissional, atuavam em movimentos coletivos na Maré. A inserção desses agentes sociais e a identidade que desenvolveram com o lugar foram fatores que contribuíram para tornar o CEASM uma experiência singular.”
A avaliação é da convidada desta semana no Soberania em Debate, Cláudia Rose, co-fundadora do CEASM, além de coordenadora do Museu da Maré e integrante do Conselho do Dicionário de Favelas Marielle Franco, entre outras atividades descritas no perfil abaixo.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedora:
Cláudia Rose Ribeiro da Silva – Nasceu na Baixa do Sapateiro, que faz parte da favela da Maré. É graduada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Programa de Pós-graduação em História, Política e Bens Culturais do CPDOC/FGV-RJ. Professora de História da Rede Pública do município do Rio de Janeiro; cofundadora do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e do Museu da Maré. Entre 2009 e 2011, foi chefe do Núcleo de Museologia Social do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Atualmente, é coordenadora do Museu da Maré; participante do grupo de articulação da Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (REMUS-RJ); e integrante do Conselho do Dicionário de Favelas Marielle Franco.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Agradecemos a divulgação.
Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano
(21) 98899-9919