[ATUALIZAÇÃO: O evento SOBERANIA EM DEBATE, “A História que a História não conta” (Vozes e atos rebeldes, o lado oculto da nossa História), foi REMARCADO PARA O DIA 29 DE ABRIL, ÀS 18H.]
SOBERANIA EM DEBATE
“A História que a História não conta”
(Vozes e atos rebeldes, o lado oculto da nossa História)
Nesses tempos de dura quarentena, o Movimento SOS Brasil Soberano, mantido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ, vai manter a sua agenda via recursos on-line.
Usando o bonito tema da Mangueira, no Carnaval campeão de 2019, extraído de livros dos bons professores de História que nada escondem, o próximo Soberania em Debate vai falar do lado oculto, daquele que o oficialismo camufla. “Oficialismo que só fala na ternura e cordialidade brasileiras, no mito das três raças tristes e iguais e na democracia racial”, exemplifica o professor Francisco Teixeira da Silva.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e estará aberto a perguntas no chat. O tempo de duração do debate será de 60 minutos.
Quarta-feira, 29 de abril, às 18h
Palestrantes:
Francisco Cesar Alves Ferraz – Doutor em História pela Universidade de São Paulo; professor de História Moderna e Contemporânea na Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Publicou “Os Brasileiros e a Segunda Guerra Mundial” (Jorge Zahar Ed.) e “A Guerra que não acabou – a reintegração social dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira” (Ed. da UEL). Áreas de interesse: Segunda Guerra Mundial; Forças Armadas e sociedade; História dos Estados Unidos contemporânea.
Jurandir Malerba – Professor titular livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; foi professor visitante nas universidades de Oxford (Inglaterra) e Georgetown (EUA), tendo inaugurado a Cátedra Sérgio Buarque de Holanda de Estudos Brasileiros da Universidade Livre de Berlim (2012/3). Entre seus livros editados mais recentes, destacam-se “Lições de Histórias” (2 v., Editora FGV/EdiPUCRS, 2010-2013), “História & Narrativa” (Vozes, 2016) e “Notas à margem” (Milfontes, 2019).
Mediação:
Francisco Teixeira da Silva – Historiador e cientista político. Professor titular de História Moderna e Contemporânea/UFRJ, Professor titular do CPDA/UFRRJ. Autor de diversos livros sobre conflitos e mudanças sociais. Prêmio Jabuti, 2014.
Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano
98899-9919