AVISO
Por motivo de força maior, o presidente nacional da CUT, Sergio Nobre, não poderá participar do Soberania em Debate amanhã, 8 de abril, como divulgado anteriormente. Em seu lugar estará o sociólogo Clemente Ganz Lúcio, assessor do Fórum das Centrais Sindicais, para tratar do mesmo tema: A Agenda Trabalhista.
Clemente Ganz Lúcio – Sociólogo, assessor do Fórum das Centrais Sindicais. Foi Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE no período de 2004 a 2020.
SOBERANIA EM DEBATE
A agenda trabalhista
Sexta-feira, 8 de abril, 17H
A “Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora”, lançada pelo fórum das Centrais (CUT, CSB, CTB, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT), reúne vinte e duas propostas para o desenvolvimento do Brasil. Nela as centrais sindicais apresentam ideias que visam o combate a todas as formas de desigualdade e a promoção do emprego de qualidade. Apontam para o resgate da soberania nacional e da justiça social. A agenda propõe, de imediato, medidas de combate ao desemprego e ao subemprego crescentes, que já atingem 28 milhões de trabalhadores.
A CUT criou também Comitês de Luta, que atuarão de forma sincronizada com as Brigadas Digitais da Central, para organizar a luta nos locais de trabalho, contribuir para a ampliação do diálogo com a população brasileira, para que o país encontre o caminho da reconstrução nacional a partir das eleições deste ano.
Para falar detalhadamente da agenda trabalhista para os próximos anos – praticamente toda a categoria espera ver o país sob nova gestão – o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores, Sergio Nobre, é o convidado desta sexta-feira no Soberania em Debate.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedor:
Atualização: Clemente Ganz Lúcio, sociólogo, assessor do Fórum das Centrais Sindicais. Foi Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE no período de 2004 a 2020.
Sergio Nobre – Graduado em Relações Internacionais pela Fundação Santo André. É Presidente nacional da CUT eleito em outubro de 2019. Mora há quase 40 anos em São Bernardo do Campo, onde iniciou a sua trajetória no movimento sindical como trabalhador metalúrgico e dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Em 1980, ainda aprendiz do Senai, ingressou na Scania. Seis anos depois foi para a Mercedes-Benz, onde está ativo até hoje.
Em 2008, foi eleito presidente do SMABC e reeleito em 2011. É coautor do livro “Leitura nas Fábricas”, sobre programa pioneiro de bibliotecas nas fábricas da base do SMABC. Assina o livro coletivo “Nosso Século XXI”, com texto sobre o movimento sindical. É coautor do livro “Operação Lava Jato: crime, devastação econômica e perseguição política”, com o capítulo “Implicações Econômicas Intersetoriais”.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Agradecemos a divulgação.
Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano
(21) 98899-9919