Depois de passar pelo arcabouço sentimental, gramatical e organizativo da extrema-direita e pelo papel do sionismo no fortalecimento da identidade neofascista, o ciclo de palestras Radiografias do Fascismo chega à política, seu campo prático de transformação da realidade
Na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro, em sua terceira palestra, o Ciclo Radiografias do Fascismo recebe o ex-deputado federal José Genoíno. O evento é uma inciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge RJ e do projeto SOS Brasil Soberano.
Ex-deputado federal por três mandatos e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores, Genoíno tratará dos avanços do fascismo no Brasil e no mundo no campo político, onde ressentimentos, perseguição de minorias e a caça a inimigos políticos se transformam em leis, destruindo direitos e subjugando o povo, não pela substituição de regimes, mas pela corrosão da própria democracia burguesa.
Na ocasião, após a análise de conjuntura e debate com a plateia, Genoíno dedicará seus livros “Genoíno: Uma vida entrevista” e “Constituinte: avanços, herança e crises institucionais” aos interessados.
Radiografias do Fascismo
O ciclo de palestras Radiografias do Fascismo tem como objetivo descortinar as diferentes dimensões que se articulam para dar corpo e força ao fascismo do nosso tempo, com nova roupagem e gramática, mas os mesmos objetivos e ideologias enraizadas no ódio. Para isso, o Senge RJ recebe acadêmicos, políticos e militantes que exploram em detalhes os mecanismos utilizados pela extrema-direita para a radicalização das massas.
Em 29 de agosto, o historiador Michel Gherman, professor do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ, tratou do fascismo estrutural e, em 03 de setembro, o jornalista Breno Altman, do Opera Mundi, apresentou o importante papel do Estado de Israel para o imaginário racista e teocrático da internacional fascista e seu projeto de poder geopolítico.
As palestras são abertas ao público e acontecem no auditório do Senge RJ, na Cinelândia, centro do Rio. O registro da fala do convidado é disponibilizado, no dia seguinte, nos canais do Senge RJ e SOS Brasil Soberano, no YouTube.
Confira as palestras anteriores:
O Fascismo Estrutural, com Michel Gherman
Colonialismo e Racismo, com Breno Altman
Texto: Rodrigo Mariano | Edição: Beth Costa | Revisão: Lidia Pena