SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

A eterna luta de uma guardiã da floresta

SOBERANIA EM DEBATE

A eterna luta de uma guardiã da floresta

Quinta-feira, 18 de abril, 16h

Ivaneide Bandeira Cardozo é indigenista e ativista socioambiental há quase 50 anos e está à frente da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, desde 1992. A organização não-governamental de Rondônia atua com mais de 50 etnias. Ela é conhecida como Neidinha Suruí por ter sido casada com o cacique Almir Suruí. Foi a primeira mulher a trabalhar na Funai com índios isolados e, por isso, se acostumou a enfrentar madeireiros ilegais, mineradores e outros invasores de terras indígenas e unidades de conservação. Também por isso passou a ser uma das ativistas mais ameaçadas do país, principalmente durante os anos do governo fascista.

Considerada guardiã da floresta e de seus povos, mãe de cinco filhos e avó, Neidinha passou a infância no coração da floresta amazônica. Daí a inspiração para vir a ser uma gigante na defesa ambiental e dos direitos dos povos, desde os locais mais embrenhados na mata até em eventos internacionais mundo afora. Chegou a impedir o Príncipe Charles, da Inglaterra, de entrar em terra indígena com seguranças armados. Acabou sendo convidada a visitar o Palácio de Buckingham.

“Tenho espírito de onça-pintada, das mais bravas”, já afirmou em entrevista a convidada desta semana no Soberania em Debate, que não foge à luta jamais.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Não percam!

Fonte: ISA e Xapuri Socioambiental

Debatedora:

Neidinha Suruí – Filha de seringueiro, nasceu no Acre. Em Porto Velho, onde vive, cursou História e fez mestrado em Geografia. Ganhou o 2º Prêmio Ecoa, em 2023, na categoria Causadores (o prêmio homenageia as transformadoras e transformadores sociais que estão criando soluções para superar desafios e resolver problemas no campo social, econômico e ambiental, promovendo a equidade de raça, classe e gênero na sociedade).

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista

Jorge Folena – Cientista político

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e gestão de redes – Ana Terra