SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

A questão amazônica em disputa

Soberania em Debate

A questão amazônica em disputa

Quinta-feira, 01 de Junho – 15h

O relatório do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), sobre a Medida Provisória de reorganização da Esplanada dos Ministérios, foi aprovado pela comissão do Congresso Nacional responsável por avaliar a medida. Nele está contida a indecente proposta de esvaziamento das pastas dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, que deverá sofrer vetos por parte do presidente Lula.

De qualquer forma, fragiliza perigosamente a Amazônia, já tão cobiçada e violada com desmatamentos e garimpos ilegais. E também arranha a imagem do Brasil no exato momento de resgate da nossa credibilidade junto aos órgãos competentes internacionais.

Para falar do importante assunto que está na pauta do dia, o convidado desta quinta-feira é o professor Carlos Nobre, também renomado meteorologista, que propõe a criação do Instituto de Tecnologia da Amazônia-AmIT.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

Carlos Nobre – Professor. Pesquisador e coordenador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Meteorologista, integra o grupo de pesquisadores que participa do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, órgão das Nações Unidas que ganhou o Nobel da Paz de 2007. É pesquisador e colaborador do Instituto de Estudos Avançados da USP e copresidente do Painel Científico para a Amazônia (www.theamazonwewant.org), que produziu rigorosa avaliação científica para a região, e apontou caminhos para um futuro sustentável. É proponente do Projeto Amazônia 4.0 (www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo para a Amazônia, incorporando ciência e inovações tecnológicas aos conhecimentos dos povos indígenas e comunidades locais. Propõe também a criação do Instituto de Tecnologia da Amazônia-AmIT. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e gestão de redes – Ana Terra
Produtor audiovisual – Felipe Varanda