SOBERANIA EM DEBATE
O AUMENTO DA VIOLÊNCIA NA PAUTA AMBIENTAL
Sexta-feira, 15 de julho, 17H
O ambientalista Ricardo Rao é o convidado desta sexta-feira no nosso programa. Colega de Bruno Araújo Pereira na FUNAI, se exilou na Europa em 2019 com medo de ser assassinado, por fazer o seu trabalho de fiscalização sem concessões. Um ano depois foi exonerado pelo presidente da Fundação, Marcelo Xavier. Agora, a mulher e o filho de 3 anos estão sendo ameaçados. Amigos fazem campanha para arrecadar fundos e retirá-los do Brasil.
Atualmente, Rao mora em um prédio ocupado no centro de Roma, na Itália, sobrevivendo com os 150 euros que a mãe lhe envia mensalmente. Participa de um grupo que pretende apresentar uma denúncia na Justiça Penal contra o presidente Jair Bolsonaro, em nome dos cidadãos italianos que viviam no Brasil e morreram de Covid-19, por conta da atuação irresponsável do governo. O objetivo é tornar Bolsonaro réu em uma corte internacional e correm para finalizar seu relatório até setembro.
Também escritor – seu caminho até entrar para a FUNAI era a Literatura – ele prepara a publicação de um romance, Jumentos na BR, que conta a sua jornada durante 10 anos, como indigenista, na região amazônica. O livro será dedicado ao amigo Bruno Pereira.
Um depoimento de quem conhece a fundo a violência crescente que envolve a necessária região. Não percam!
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedor:
Ricardo Henrique Rao, 51 anos. Alma mater, Direito UNESP Franca. Advogado, escritor, indigenista. Há 12 anos, sua mãe, enfermeira aposentada da Funai, ordenou que ele prestasse o concurso para Indigenista Especializado e fosse trabalhar para os índios. Ele obedeceu e, segundo suas próprias palavras, foi aí que seus problemas começaram.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Lidia Pena
Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano
(21) 98899-9919