SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

SOBERANIA EM DEBATE

Quinta-feira, às 16h

A retomada do desenvolvimento

SOBERANIA EM DEBATE/ELEIÇÕES

A RETOMADA DO DESENVOLVIMENTO

Sexta-feira, 1º de julho, 17h

Nesta sexta, Jandira Feghali, pré-candidata à reeleição como deputada federal, e Leonardo Giordano, pré-candidato a deputado estadual, ambos pelo PCdoB, participam do Soberania em Debate/Eleições. Tanto os mandatos de Jandira, quanto os de Giordano como vereador, focam na geração de empregos e no desenvolvimento passando por diversos setores, com destaque para a cultura.

Jandira foi a primeira presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados e presidente, em 2011 e 2012, da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura no Congresso Nacional. Foi secretária municipal de Cultura do Rio. Esteve na linha de frente na luta para a provação da Lei Aldir Blanc, que beneficiou o setor cultural, bastante afetado pelas medidas de isolamento social impostas pela Covid-19.

Giordano foi secretário das Culturas em Niterói. Em 2021, lutou pelo investimento de mais de R$ 72 milhões em editais e auxílios emergenciais para os trabalhadores do setor. Hoje, 90% do que é investido em cultura na cidade é aportado pelo próprio município.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedores:

Jandira Feghali – Feminista, médica, baterista e Deputada Federal PCdoB/RJ, em sétimo mandato. Foi deputada estadual constituinte do Rio de Janeiro. Sempre lutou pela saúde pública, a educação gratuita e universal, o desenvolvimento do setor naval fluminense, as empresas públicas fluminenses e nacionais, o fomento à cultura e o combate à violência. Foi autora e relatora de importantes leis como a Maria da Penha, considerada pela ONU uma das três melhores legislações do mundo sobre o tema. Foi secretária municipal de Cultura do Rio, e de Ciências, Tecnologia, Desenvolvimento e Pesca de Niterói. Encabeça a lista dos parlamentares mais influentes do Parlamento há décadas, segundo o DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Leonardo Giordano – Vereador em quinto mandato pelo PCdoB e ex-secretário das Culturas em Niterói. Em 2021, lutou pelo investimento de mais de R$ 72 milhões em editais e auxílios emergenciais para os trabalhadores do setor. Hoje, 90% do que é investido em cultura na cidade é aportado pelo próprio município. Ações que beneficiam diretamente quem vive de fazer cultura, que pode dar continuidade aos seus projetos no difícil momento da pandemia. Aprovou 63 leis, como a que isenta desempregados de pagar taxa de inscrição em concursos públicos. Em 2018, chegou a ser anunciado como candidato ao governo do estado pelo PCdoB, mas logo depois foi confirmado como vice de Marcia Tiburi, a candidata do PT.

 Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena

Assessoria de Imprensa/SOS Brasil Soberano

(21) 98899-9919