SOBERANIA EM DEBATE
A herança colonial-escravocrata
Sexta-feira, 13 de maio, 17H
O racismo nosso de todo dia é uma herança colonial entranhada em diversas gerações. A escravidão, uma das maiores tragédias da história do Brasil, atravessa séculos e se traveste em inúmeras formas de opressão.
A formação da polícia no Brasil, criada para defender o Estado, leia-se a elite, faz com que o seu principal alvo seja sempre a população negra, pobres e moradores da periferia. Ou seja, milhões de brasileiros e brasileiras excluídos do acesso a direitos fundamentais.
Também as estúpidas manifestações nos estádios esportivos, associando os atletas negros a macacos, que se sucedem vergonhosamente no país, são mais um dentre os muitos e lamentáveis exemplos existentes, que destacam a força dessa herança escravocrata.
Para falar desse legado brutal, a historiadora Hebe Mattos, autora do livro Memórias do Cativeiro, é a convidada desta sexta-feira, 13 de maio, data em que a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 1888, decretando a libertação dos escravos.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedora:
Hebe Maria da Costa Mattos Gomes de Castro – Professora Titular Livre da Universidade Federal de Juiz de Fora e pequisadora do CNPq, graduada, mestrada e doutorada em História pela Universidade Federal Fluminense, com Pós-Doutorado na University of Maryland at College Park , na Unicamp e na Sorbonne. É Professora titular aposentada da Universidade Federal Fluminense, onde segue credenciada no Programa de Pós-Graduação em História. É autora dos livros Ao Sul da História; Das Cores do Silêncio e Memórias do Cativeiro. E co-diretora dos documentários Memórias do Cativeiro; Jongos, Calangos e Folias; Versos e Cacetes (2009) e Passados Presentes. É também coordenadora do banco de dados e das exposições do Projeto Passados Presentes. Memória da Escravidão no Brasil www.passadospresentes.com.br, bem como dos aplicativos de turismo de memória para tablet e celular Pequena África; Quilombo do Bracuí, Quilombo São José e Jongo de Pinheiral.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Agradecemos a divulgação.
Lidia Pena/ Assessoria de Imprensa – (21) 98899-9919