O Núcleo de Estudos sobre Geopolítica, Integração regional e Sistema mundial (GIS/UFRJ) e o Instituto Tricontinental, em parceria com outros centros de pesquisa e organizações populares e sindicais, realizam, no Rio de Janeiro, o segundo seminário do Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial no próximo dia 11 de abril, com o tema “Democracia em xeque e a onda neoconservadora”. O evento acontece no auditório do SintSaúdeRJ, localizado na Cinelândia, a partir das 17h. As inscrições são gratuitas (neste link) e serão emitidos certificados de participação.
O objetivo é fortalecer os debates sobre a democracia como representação e construção na atualidade, seus limites e desafios. Também estão na pauta as ameaças à institucionalidade democrática nos processos políticos recentes na América Latina e a ascensão do neoconservadorismo no mundo. O seminário tem a participação da jurista Carol Proner, professora de Direito Internacional da UFRJ, do juiz e doutor em Ciência Política, integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), João Batista Damasceno, e de Paola Estrada, da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba).
“É importante analisar esse movimento também para organizar a resistência e a luta”, afirmou Paola Estrada ao jornal Brasil de Fato.
O Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial tem o propósito de analisar os aspectos geopolíticos dos processos e projetos de integração regional em andamento na América Latina, a partir de uma visão que incorpore as estratégias em disputa: os projetos hegemônicos, a disputa pelos territórios, os recursos naturais e hidroenergéticos e o impacto desses projetos sobre as populações locais, os movimentos sociais, os Estados, a democracia, as soberanias nacionais e as políticas públicas.
O primeiro seminário, em novembro de 2018, analisou o realinhamento geopolítico e as mudanças do sistema econômico internacional. Serão dez encontros até o final do ciclo e a expectativa é produzir coletivamente um livro com reflexões levantadas ao longo dos debates.
Segundo os organizadores, o momento atual é de tensões profundas entre projetos progressistas e programas neoliberais no mundo e, particularmente no Brasil. Por isso, consideram necessária uma reflexão sistemática sobre a conjuntura mundial e regional no contexto de mudanças hegemônicas e emergência de um novo sistema mundial. O evento tem o objetivo de incorporar à formulação de políticas públicas, ao planejamento, ao ensino, às ciências sociais e à dinâmica das organizações populares e sindicais uma análise mais rigorosa e um acompanhamento dos fenômenos globais internacionais e regionais, em especial em países de dimensão continental com grandes possibilidades de ascensão mundial, como o Brasil, para a ação prática desses atores políticos.
Ciclo de Seminários de Análise da Conjuntura Mundial
Seminário: “Democracia em xeque e a onda neoconservadora”
> Dia: 11 de abril de 2019
> Horário: 17h às 20h
> Local: Auditório do SintSaúdeRJ (Cinelândia). Praça Floriano, 51, 8° andar. Centro
Serão emitidos certificados de participação.
Faça sua inscrição para o 2º seminário clicando aqui
Siga a página no Facebook https://www.facebook.com/ConjMundial/
INSTITUIÇÕES ORGANIZADORAS
Núcleo de Pesquisa sobre Geopolítica, Sistema mundial e Integração Regional – GIS/UFRJ
Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Ásia, África e as Relações Sul-Sul –NIEAAS/UFRJ
Cátedra y Rede UNESCO sobre Economia Mundial e Desenvolvimento Sustentável –REGGEN/UERJ
Instituto Tricontinental de Pesquisa Social
Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – SENGE-RJ
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA)
Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB Nacional
Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO)