SOS BRASIL SOBERANO

"Olímpio

A instabilidade política, gerada por conhecidos atores, instituições e partidos, visando anular o resultado das eleições de 2014, acabou arrastando o país para a mais aguda crise econômica, institucional e ética da História da República.

Ante o impasse político e institucional, o sofrimento de milhões de desempregados, o avanço de pandemias antes extintas no país, o sucateamento de hospitais e da rede escolar, a falência de grandes estados da União, ao lado da destruição sistemática e consciente da capacidade tecnológica do Brasil, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge–RJ) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) realizam o SIMPÓSIO SOS BRASIL SOBERANO com o objetivo de debater com a sociedade soluções imediatas e práticas para o dramático momento que vivemos.

Para conseguirmos, juntos, num esforço hercúleo, salvar o país do abismo onde foi lançado pelo atual governo em exercício, precisamos ter a necessária clareza de que as bases concretas da Nação – a tecnologia, a educação e o trabalho – estão sendo consciente e sistematicamente destruídas pelas forças antinacionais hoje no comando do país. Tal processo deve, para além da denúncia, ser imediatamente detido e seus responsáveis denunciados perante a Nação por crimes de lesa-pátria.

O SIMPÓSIO SOS BRASIL SOBERANO, em uma série de debates que acontecerá no Rio de Janeiro, em Salvador, Belo Horizonte e Curitiba, vai reunir especialistas de campos variados do saber, do trabalho, da política, da gestão e da defesa nacional, visando incorporar estratégias de retomada do desenvolvimento nacional com base nas capacidades do povo brasileiro.

Defendemos a valorização dos investimentos feitos em ciência e tecnologia, operados por entes e instituições que, nas últimas décadas, deram ao Brasil um papel de relevância em vários setores de ponta da tecnologia mundial. Entre eles, a genética, a exploração de gás e petróleo, a construção civil, a aviônica, e as diversas formas de criação e uso de energias alternativas, e de uma antropologia e sociologia anticolonial. Tudo isso ao lado de um vigoroso apoio à cultura, responsável pelo renascimento da criação artística, com grande sucesso nas artes, em especial, no audiovisual.  Estes avanços só foram possíveis devido ao apoio maciço em ciência, educação, tecnologia e inovação, em novas universidades, novos campi – incluindo sua interiorização no vasto país – e no acesso de grupos sociais, étnicos e de gênero ao ensino superior.

O SIMPÓSIO SOS BRASIL SOBERANO  quer construir uma proposta aberta, ampla e includente – um foro nacional –, sob o patrocínio da parceria Senge/Fisenge –, pronta a acolher ideias e projetos, rumo à retomada de um desenvolvimento justo, autônomo e democrático. Convidamos todos vocês a integrarem este foro, em um esforço coletivo de reflexão, com ênfase no papel da Engenharia, da Soberania e do Desenvolvimento, em prol da Nação Brasileira que projetamos até 2035.

Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (Senge)
Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge)

 


I SIMPÓSIO BRASIL SOBERANO

Contra a crise, pelo emprego e pela inclusão

Debate com especialistas propondo medidas de caráter urgente, anticíclicas, visando à retomada imediata do emprego e reversão das perspectivas cruéis de uma longa depressão da economia brasileira.

Dia: 31 de março (sexta-feira) de 2017
Hora: 9h às 17h
Local: Auditório da Faculdade Mackenzie, Av. Rio Branco 277 – 3º andar

Veja a programação completa

Mais informações:
Lidia Pena

email: sosbrasilsoberano@gmail.com
Tel.: (21) 99456-0889

 

Você pode gostar...