Categoria: Soberania é…

Guilherme Estrella: por uma “ruptura radical” para anular os atos do atual governo

Para superar a “tragédia” que abateu o Brasil, o geólogo Guilherme Estrella, um dos responsáveis pela descoberta das reservas de petróleo no pré-sal, acredita que será preciso uma “ruptura radical”, que permita anular os atos do atual governo. Ao contrário dos que dizem que o país está “sem projeto”, ele vê um propósito firme na gestão Temer: submeter a nação ao papel de fornecedora de matérias primas e energia para os países ricos. Confira abaixo o artigo na íntegra.

Leia mais »

Liminar do STF rejeita privatização da Cedae para pagar empréstimos públicos do governo do Rio

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, concedeu liminar (decisão provisória) para proibir que a Cedae seja dada como garantia em empréstimos bancários ao governo do estado do Rio de Janeiro. A ação foi aberta pela Rede Sustentabilidade e pelo PSol, contra a lei aprovada em março pela Alerj, que autoriza a privatização da Cedae. Segundo os representantes dos partidos, a decisão não faz sentido vender um ativo lucrativo para pagar despesas correntes, como salários. O governo estadual pretende conseguir empréstimo de até R$ 3,5 bilhões, dando como garantia as ações da Cedae, perdendo assim o controle da companhia.

Leia mais »

Barbosa Lima Sobrinho manda recado para Temer: “o patrimônio público é sagrado”

Barbosa Lima Sobrinho (1897-2000), à frente de uma das gestões mais combativas da ABI, acusou FHC de se pretender “dono” do país e não seu servidor, ao decidir vender as operadoras de telecomunicações, na operação depois conhecida como “privataria tucana”. Em artigo escrito em 1998 para o JB, escreveu: “O presidente, por mais que fosse a sua empáfia, não passa de um administrador temporário de bens cuja propriedade era exclusivamente do povo brasileiro. Por que, pois, não ouvir o dono no processo de alienação?”. (Clique para ler o artigo do jornalista na íntegra)

Leia mais »

Marco Aurélio Garcia: “não há soberania nacional sem soberania popular”

O movimento SOS Brasil Soberano expressa seu pesar com a morte de Marco Aurélio Garcia, ou MAG, para os amigos. Uma perda enorme para o país. Ex-assessor de Assuntos Internacionais nos governos de Lula e Dilma, trabalhou pelo fortalecimento das relações Sul-Sul e pelo Brics, para assegurar protagonismo e soberania aos países do bloco. Deixou o cargo em maio de 2016, no golpe que afastou a presidenta eleita. Em junho deste ano, em conferência realizada na Universidade Nacional de San Martin, na Argentina, Marco Aurélio Garcia disse que, apesar do avanço da direita na América Latina, o ciclo da esquerda e de seus avanços sociais ainda não acabou.

Leia mais »