Categoria: Soberania é…

“Dedo na Ferida”: assista aqui ao documentário de Silvio Tendler sobre o ataque do capital financeiro aos direitos sociais

“Dedo na Ferida”, documentário de Silvio Tendler, produzido pelo Senge-RJ e pela Fisenge, já está disponível, na íntegra, no canal da Caliban Cinema e Conteúdo no YouTube. O longa-metragem ganhou os prêmios de Melhor Filme Documentário no Festival Rio/2017 e na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental/2018, além de ter integrado a Seleção Oficial do Festival de Havana/2017. 

Leia mais »

Associação de historiadores divulga nota em defesa dos recursos para a Capes

“Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) vem manifestar indignação com o teto orçamentário previsto para a CAPES para o ano de 2019 e corrobora a solicitação do presidente do referido órgão ao ministro da Educação para que se empenhe em garantir os recursos necessários à continuidade das pesquisas e programas de formação no país.” Leia a nota na íntegra

Leia mais »

Guilherme Estrella e Luiz Antonio Elias debatem o desmonte tecnológico do país

O geólogo Guilherme Estrella, que liderou na Petrobras a equipe responsável pela descoberta do pré-sal, e Luiz Antonio Elias, ex-secretário executivo do MCT, entrevistados no dia 28 de junho pelo Soberania em Debate, denunciam a destruição da capacidade científica e tecnológica do país, com reflexos diretos na perda da soberania nacional. O Soberania em Debate, mediado pela jornalista Camila Marins, é uma ação do SOS Brasil Soberano, apoiado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).

Leia mais »

Guilherme Estrella: por uma “ruptura radical” para anular os atos do atual governo

Para superar a “tragédia” que abateu o Brasil, o geólogo Guilherme Estrella, um dos responsáveis pela descoberta das reservas de petróleo no pré-sal, acredita que será preciso uma “ruptura radical”, que permita anular os atos do atual governo. Ao contrário dos que dizem que o país está “sem projeto”, ele vê um propósito firme na gestão Temer: submeter a nação ao papel de fornecedora de matérias primas e energia para os países ricos. Confira abaixo o artigo na íntegra.

Leia mais »

A cólera de Saturnino Braga contra o governo de Temer: Venda!

Roberto Saturnino Braga, engenheiro, foi deputado federal, senador, prefeito. Aos 86 anos, 60 de política e militância democrática, “vomita” este golpe, que, na sua opinião, é o mais “entreguista” e “sem-vergonha” que o país sofreu. Seu artigo reverbera a cólera republicana de todos os que defendem a soberania nacional.

Leia mais »

Liminar do STF rejeita privatização da Cedae para pagar empréstimos públicos do governo do Rio

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, concedeu liminar (decisão provisória) para proibir que a Cedae seja dada como garantia em empréstimos bancários ao governo do estado do Rio de Janeiro. A ação foi aberta pela Rede Sustentabilidade e pelo PSol, contra a lei aprovada em março pela Alerj, que autoriza a privatização da Cedae. Segundo os representantes dos partidos, a decisão não faz sentido vender um ativo lucrativo para pagar despesas correntes, como salários. O governo estadual pretende conseguir empréstimo de até R$ 3,5 bilhões, dando como garantia as ações da Cedae, perdendo assim o controle da companhia.

Leia mais »