Categoria: Sem categoria

Na próxima quinta (10), Soberania em Debate discute o sistema de justiça no Brasil

O movimento SOS Brasil Soberano, apoiado pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenharios (Fisenge), retoma sua agenda de encontros Soberania em Debate, uma proposta de mobilização, resistência e reflexão de temas nacionais.  A primeira edição de 2018 acontece no dia 10 de maio, às 15h, na sede do Senge-RJ, na avenida Rio Branco, nº 277, 17º andar, Cinelândia, e vai abordar o sistema brasileiro de justiça. Os debatedores serão os doutores Caroline Proner e Rubens Casara, com mediação da jornalista Camila Marins. Sem público presente, com duração aproximada de 1h30min, o debate será transmitido pela internet, na página do SOS Brasil Soberano no Facebook. E estará aberto a perguntas que cheguem pelo www.facebook.com/sosbrasilsoberano, além de reproduzido posteriormente em vídeo. (confira o perfil dos palestrantes)

Leia mais »

O Brasil não merece esse Brasil

“Hoje, amanhecemos em um dos dias mais tristes do Brasil. A prisão de um ex-presidente da República, fato que não encontra similar em qualquer página de nossa História, mesmo nos momentos de conturbação intestina. Dia triste, independentemente de termos ou não simpatia por esse metalúrgico pernambucano, que chegou à alta magistratura do país, e, estando lá, deixou contribuição para nossa projeção no exterior. Triste, mais ainda, pelo fato de que, antes de se tratar de um presidente, foi um cidadão condenado, por crimes que sempre negou, sem que os tribunais lhe dessem a oportunidade de ir às últimas instâncias para defender-se.” (Clique para a íntegra do editorial do Jornal do Brasil)

Leia mais »

Homenagem a Sérgio Almeida, militante, lutador da igualdade e da justiça

Sérgio Almeida foi presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) durante três mandatos, de 1995 a 2004, além de diretor da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros de 1999 a 2005. Um dos principais nomes do movimento sindical na luta contra as privatizações, sua imagem diante da tropa de choque durante um ato em Furnas tornou-se emblemática. Liderou manifestações, greves e assembleias em defesa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e do Brasil. Também militou contra a ditadura militar, pela democratização e participou ativamente do plebiscito contra a ALCA. Sérgio faleceu no dia 2 de setembro deste ano. Estará sempre presente como um exemplo de resistência e de esperança por um Brasil mais justo e igualitário, e da consciência do papel fundamental da engenharia nessa luta.

Leia mais »
Featured Video Play Icon

II Simpósio SOS Brasil Soberano – Guilherme Estrella

Apresentação de Guilherme Estrella, geólogo que chefiou na Petrobras a equipe responsável pela descoberta das reservas do pré-sal, na primeira mesa de debates, com o tema “O papel das empresas estatais e privadas no país soberano”, durante o II Simpósio SOS Brasil Soberano – Engenharia, tecnologia e modelagem da empresa no Brasil, realizado em 27 de abril, em Salvador (BA).

Leia mais »
Featured Video Play Icon

II Simpósio SOS Brasil Soberano – Fernando Brito

Apresentação do jornalista Fernando Brito, editor do blog Tijolaço, na primeira mesa de debates, com o tema “O papel das empresas estatais e privadas no país soberano”, durante o II Simpósio SOS Brasil Soberano – Engenharia, tecnologia e modelagem da empresa no Brasil, realizado em 27 de abril, em Salvador (BA).

Leia mais »