Já está na rede o livro com propostas para a esquerda, da Oficina de Debate realizada pelo PT, PCdoB e PDT

""

Já está disponível online o livro digital baseado nas análises desenvolvidas ao longo da Oficina de Debate “Legado e lições dos governos Lula e Dilma; Brasil pós-golpe; e caminhos e alternativas para tirar o Brasil da crise”, realizada em São Paulo, em 14 de julho de 2017, pelas fundações Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB) e Perseu Abramo (PT). Com a contribuição de especialistas do setor econômico, político e social, a publicação expõe várias reflexões sobre as propostas da esquerda para o país, que incluem, entre outras, a revalorização do conceito de nação para mobilizar a resistência, retomada do papel dos bancos públicos para promover a reindustrialização, redução dos juros, convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte que permita a instituição de uma “terceira República”.

“O ponto de partida, o legado e as lições dos ciclos dos governos Lula e Dilma, é um indicativo seguro de que o golpe tem como objetivo precípuo a interrupção de um ciclo que ganhava densidade”, afirma o texto de apresentação do livro, assinado pelos presidentes das três fundações: Marcio Pochmann, da Fundação Perseu Abramo; Manoel Dias, da Fundação Leonel Brizola -Alberto Pasqualini, e Renato Rabelo, da Fundação Maurício Grabois. “Os artigos a seguir expõem a essência dessa experiência que já consta da história brasileira como um importante feito do povo brasileiro. Mostram que este ciclo, ao abrir a via da democracia para amplos setores da sociedade, incluindo-os na dinâmica do Estado com políticas voltadas às suas necessidades fundamentais, começou a descortinar horizontes para um novo modelo de sociedade.”

A realidade do Brasil depois do golpe, segundo tema da oficina, faz um diagnóstico preliminar dos estragos promovidos após o afastamento da presidenta Dilma Rousseff, com base nas medidas que foram e estão sendo implementadas, articulando questões locais e fatores internacionais. O objetivo é apresentar um painel para subsidiar a resistência ao retrocesso. Já as propostas antigolpe, com importantes indicativos para o que os organizadores consideram como “indispensável soma de forças democráticas, patrióticas e progressistas”, formam o terceiro tema – os caminhos e alternativas para tirar o Brasil da crise e se reencontrar com a democracia, a soberania nacional, o Estado de Direito, o desenvolvimento e o progresso social. “As fundações que organizaram esse evento e promovem esta publicação dão a sua primeira contribuição no sentido de se buscar formas adequadas a cada tempo e realidade nesta jornada de combate ao golpe que apenas se inicia”, escrevem.

Clique no link para baixar o livro na íntegra.

Você pode gostar...