Gabrielli analisa a retomada da Petrobras

Soberania em Debate

A Petrobras e o desenvolvimento nacional

Quinta-feira, 6 de Abril – 16h

A Petrobras reassumirá seu papel de indutora do desenvolvimento? O papel público das estatais foi fortemente desprezado pelo governo Bolsonaro. Em sua gestão, a Petrobras, como as demais empresas, reduziu investimentos no país, priorizou a geração de lucros e a distribuição aos acionistas. O ex-senador Jean Paul Prates, indicado por Lula, assumiu a Presidência da empresa com a missão de reorganizá-la e convertê-la em companhia promotora do desenvolvimento do país.

“Será necessário recompor o papel indutor e coordenador do Estado e das empresas estatais para que cumpram, com agilidade e dinamismo, seu papel no processo de desenvolvimento econômico e progresso social, produtivo e ambiental”, afirmou Lula ainda em campanha.

A missão não é impossível, mas sempre encontrará resistência e críticas por parte do mercado e seus asseclas, uma vez que se trata de uma das empresas de petróleo mais cobiçadas do mundo. E para falar sobre a Petrobras, sua complexidade e alcance, ninguém melhor que o ex-presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, convidado desta quinta-feira no Soberania em Debate.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano e Facebook: (www.facebook.com/SOSBrasilSoberano). E estará aberta a perguntas pelo chat.

Debatedor:

José Sérgio Gabrielli de Azevedo – Economista, com mestrado pela Universidade Federal da Bahia, e pós-doutorado na London School of Economics and Political Science, Inglaterra. Foi diretor financeiro e de relações com investidores da Petrobras, depois foi presidente da empresa e dos conselhos de administração da Transpetro, Petroquisa e Gaspetro. Na sua gestão foi descoberto petróleo na camada pré-sal que conquistou a autossuficiência em petróleo para o país. Foi professor titular de macroeconomia e diretor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

Lidia Pena
Assessoria de Imprensa
(21) 98899-9919

Você pode gostar...