Categoria: Detox

Documentário conta a história dos Aikewara durante a repressão no Araguaia. Amanhã (12), às 18h

O Cinema de Resistência exibe amanhã (12), às 18h, o documentário longa-metragem Aikewara_a ressurreição de um povo, de Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá, com entrada gratuita e debate com os diretores após a sessão.  O documentário trata da experiência brutal vivida pelos indígenas Aikewara, também conhecidos como os Suruí do Pará, durante a repressão militar à Guerrilha do Araguaia. Contou com a consultoria do representante do PCdoB no Grupo de Trabalho Araguaia (GTA) e membro do Comitê Paraense pela Memória e Verdade, Paulo Fontelese, e imagens gravadas nas aldeias Sororó e Itahy, localizadas no município de São Geraldo do Araguaia. A vontade dos Suruí de romper um silêncio de quarenta anos significa, para os autores do projeto, uma espécie de ressurreição. O Cinema de Resistência é uma ação do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), e fica na av. Rio Branco, 277, 17 º andar, no Centro do Rio. 

Leia mais »

Um poema de Lidia Pena para o povo da rua: Roleta

Roleta

Um, dois, três, quatro, cinco

Enfileirados, encobertos, despercebidos

Rostos sem identidade

Pés esfolados

Dores caladas

Painel desbotado

Triste e silencioso

Expressão crua do momento retrógrado, dramático e cruel que se apossou do país de forma inescrupulosa, traiçoeira, marginal.

Um, dois, três, quatro, cinco

Corpos enrolados, tentando também se proteger do frio no início da noite, na Cinelândia, bem perto de uma boca do metrô, onde se movimentam os pés calçados, os rostos expostos, as roupas de cor.
(Lidia Pena)

Leia mais »

Inferno conceitual: um desabafo carioca

“O prefeito é um dissimulado, omisso, que só conseguiu abrir a boca 15 horas depois de iniciada a guerra na maior comunidade local. O governador, de alcunha Pezão, é herança maldita de um mão grande, que, se a lei se fizer cumprir, há de apodrecer na cadeia. Um é magro, insosso; o outro, pesado, apático. Ambos desprovidos de competência, charme, ou qualquer identidade com o solo batizado por São Sebastião.” A jornalista Lidia Pena, assessora de imprensa do SOS Brasil Soberano, desabafa sua indignação com os governantes do Rio.

Leia mais »
Fiesp e Abimaq descobrem que a equipe econômica está no caminho errado

Fiesp e Abimaq descobrem que a equipe econômica está no caminho errado

A Abimaq e a Fiesp, entidades empresariais que ajudaram a colocar Temer no poder, criticaram a proposta do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, de aumentar os impostos sobre os combustíveis. “Aumento de imposto recai sobre a sociedade, que já está sufocada, com 14 milhões de desempregados, falta de crédito e sem condições gerais de consumo”, reconheceu em nota o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, um dos mais ardorosos apoiadores do golpe, patrocinando desfiles de patos gigantes. Já o presidente da Abimaq, José Velloso, em entrevista ao Valor, nesta quinta-feira (20), responsabilizou a equipe econômica pelo “fracasso” do ajuste fiscal, por ter afugentado investimentos “em meio à maior recessão da história do país”.

Leia mais »
Featured Video Play Icon

A minha liberdade custou sangue, um samba de resistência

Nomes como Nelson Sargento, Moacyr Luz, Wilson Moreira, Ney Lopes e Leci Brandão cantam A Minha Liberdade Custou Sangue. A composição de Douglas Germano, Bruno Ribeiro, Fernando Szegeri e Arthur Tirone. “Não se pode ficar parado e ver o que está acontecendo diante dos nossos olhos. Temos que pensar em nós, nos nossos filhos e netos. Com igualdade. A música tem uma dose de amor pelo país, um amor revolucionário”, disse o produtor Paulo Celestino, ao site Rede Brasil Atual.

Leia mais »

Resultado do PIB reflete supersafra de soja e não aponta melhorias para trabalho e renda

O crescimento de 1% no PIB no primeiro trimestre de 2017, em relação ao quarto trimestre de 2016, não garante recuperação econômica nem geração sustentável do emprego, avalia a supervisora técnica do Dieese no Rio de Janeiro, Jessica Naime. Segundo a coordenadora das Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a principal responsável pela alta do PIB foi a agropecuária, setor que experimentou uma supersafra de soja e que cresceu 13,4% em relação ao trimestre imediamente anterior.

Leia mais »