"Dedo na Ferida": assista aqui ao documentário de Silvio Tendler sobre o ataque do capital financeiro aos direitos sociais

“Dedo na Ferida”, documentário de Silvio Tendler, produzido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro e pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), já está disponível online, na íntegra, no canal da Caliban Cinema e Conteúdo. O longa-metragem ganhou os prêmios de Melhor Filme Documentário no Festival Rio/2017 e na Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental/2018, além de ter integrado a Seleção Oficial do Festival de Havana/2017.

""O filme trata do fim do estado de bem-estar social, em um cenário onde a lógica homicida do capital financeiro inviabiliza qualquer alternativa de justiça social. O resultado são milhões de pessoas no planeta peregrinando em busca de melhores condições de vida, enquanto o capital financeiro promove a concentração crescente da riqueza. Neste contexto de tensões sociais, artistas e intelectuais refletem sobre formas de transformar o mundo, enfrentando questões relacionadas ao fim dos direitos sociais, ao desemprego, ao mercado e ao consumo.

Foram entrevistados o cineasta Costa-Gavras; Yanis Varoufakis, ex-ministro das Finanças da Grécia; Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil; os intelectuais Maria José Fariñas Dulce (Universidade Carlos III, Espanha) Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra), entre outros.

Ficha Técnica:
Direção: Silvio Tendler
Produção Executiva: Ana Rosa Tendler Produção: Maycon Almeida
Assistente de Produção: Dayane Hamada Diretora Assistente: Lilia Souza Diniz
Roteiro: Silvio Tendler
Fotografia: Lúcio Kodato, Maycon Almeida, Tao Burity
Edição: Francisco Slade
Coordenação de Pós-Produção: Tao Burity
Assistente de Pós-Produção: Taynara Mello
Edição de Som e Mixagem: Alexandre Jardim
Videografismo: Renato Vilarouca e Rico Vilarouca

Você pode gostar...