Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino condena violência policial

NOTA PÚBLICA

O Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino condena a escalada da violência e criminalização dos movimentos sociais expressa em dois episódios lamentáveis e inaceitáveis protagonizados pelas forças municipais e estaduais de segurança de Goiás.

Declaramos nosso apoio aos professores da rede municipal de Educação de Goiânia e repudiamos a ação truculenta da Guarda Civil Metropolitana (GCM), órgão da Prefeitura Municipal, durante a desocupação da Secretaria Municipal de Educação na noite do dia 26 de abril.

Também manifestamos nossa total solidariedade ao estudante de Ciências Sociais da UFG, Matheus Ferreira da Silva, brutalmente agredido pela Polícia Militar durante as manifestações da greve geral do dia 28 de abril, na Praça do Bandeirante.

O uso desproporcional da força, o desrespeito sistemático às normas e leis que regulam a intervenção policial e o descaso pela vida humana são nefastos sintomas da ascensão do estado policial em nosso país.

Manifestamos também nossa preocupação com a perpetuação do embrutecimento das forças policiais e seu isolamento da sociedade que deveria proteger ao invés de atacar, destruindo as possibilidades de cooperação e confiança.

Conclamamos os movimentos sociais, entidades, fóruns, coletivos e redes de direitos humanos a manter as mobilizações pacíficas em defesa de direitos e os atos de solidariedade que nos aproximam e fortalecem.

Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino

Goiânia, 29 de abril de 2017

Você pode gostar...