Associação de historiadores divulga nota em defesa dos recursos para a Capes

""

NOTA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH-BRASIL)

Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil) vem manifestar indignação com o teto orçamentário previsto para a CAPES para o ano de 2019 e corrobora a solicitação do presidente do referido órgão ao ministro da Educação para que se empenhe em garantir os recursos necessários à continuidade das pesquisas e programas de formação no país.

No dia de ontem, dia 1 de agosto de 2018, em ofício expedido ao ministro da Educação, o atual presidente da CAPES, Abílio A. Baeta Neves, expôs a calamitosa situação em que se encontrará o orçamento da CAPES e, consequentemente, as iniciativas financiadas pelo órgão, a partir de 2019.

Segundo o documento, se for mantido o atual teto de gastos previsto para a CAPES para o próximo ano, a partir de agosto de 2019, 93 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado serão cortadas, 105 mil bolsas de programas de formação de profissionais da educação básica (como PIBIC e Parfor) serão cortadas; haverá a interrupção do Sistema Universidade Aberta do Brasil e do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB), prejudicando cerca de 245 mil beneficiados (alunos e bolsistas – professores, tutores, assistentes e coordenadores), de 110 instituições de ensino superior, com 750 cursos (mestrados profissionais, licenciaturas, bacharelados e especializações), em mais de 600 cidades.

Tal cenário futuro estarrece e preocupa a comunidade acadêmica, uma vez que significa que, de fato, a maior parte das pesquisas científicas em desenvolvimento no país serão sumariamente interrompidas, além de relevantes programas de formação profissional, evidenciando assim o descaso do atual governo com o avanço da educação e da pesquisa no Brasil.

Mais informações: http://sosbrasilsoberano.org.br/capes-avisa-que-corte-no-orcamento-vai-promover-a-suspensao-de-198-mil-bolsas-de-pesquisa-em-2019/

 

Você pode gostar...